Estou sem tempo algum com muitos projetos pendentes e na correria mas sempre que puder irei dar uma passada por aqui e explicar um pouco do processo de criação dos meus projetos, como exatamente estou fazendo agora, então vamos lá!
Uma das cadeiras que pago na faculdade é a de Fotografia Digital e tivemos como objetivo fazer uma fotografia para um grande evento interno da faculdade sobre Design a ExpoDesign.
O tema deste ano na ExpoDesign é "Jogo e Vida" e tentamos não passar na fotografia algo muito abstrato e que fosse difícil de entender a ideia, então representamos uma pessoa se afogando nos jogos e tentando tomar controle da sua vida, como tema/titulo da imagem colocamos Get Control - Não perca o Controle.
O resultado do meu grupo e disso tudo você verá a seguir.
O Processo da Iluminação
Foto 1:
Nesta
primeira foto encontramos várias falhas na iluminação por conter apenas um
softbox posicionado pela direita da imagem e nas posições dos objetos e no
braço do modelo.
Outro erro
que está evidente é o fundo que está aparecendo e essa não era a nossa intenção.
Foto 2:
Na nossa segunda foto conseguimos posicionar a câmera de
forma correta (com zoom) e mudamos a iluminação posicionando o softbox
corretamente e colocando um bloqueador para melhor efeito no background, mas
não ficou boa a iluminação no braço do modelo.
Foto 3:
Buscando
melhorar a iluminação no braço do modelo e dos jogos, adicionamos e
posicionamos uma luz direta com um cone no lado esquerdo da imagem.
Porém o
resultado não foi satisfatório. O background ficou claro e a posição da câmera
não ficou boa.
Foto 4:
Nesta nossa ultima fotografia percebemos que conseguimos um
grande avanço da primeira foto até esta, conseguimos o nosso objetivo
acrescentando refletores de luz ao lado do Softbox e logo a baixo da luz
direta, para dar uma iluminação adequada.
Com esta fotografia levamos para a edição e que resultou no
trabalho final:
A ideia da imagem é representar uma pessoa viciada em games tentando retomar o controle de sua vida, expressa o desejo de liberdade e mudança e uma nova perspectiva de mundo, quando o individuo passa a viver a realidade.
Objetos de cena:
- · Mesa forrada com lona preta
- · DVDs de jogos
- · 2 Joysticks (controles)
- · Modelo (braço)
Iluminação:
- · Uso de dois refletores nas laterais e de um Softbox no refletor da direita para suavização da luz.
- · Uso de um cone no refletor da esquerda para restringir a luz em direção ao plano de foco desejado.
- · Rebatedor posicionado atrás do refletor da esquerda para bloquear a passagem da luz e escurecer o fundo da foto.
- · Isopor posicionado do lado esquerdo e direito para rebater a luz do refletor com o Softbox e da luz direta para criar um equilíbrio da luz nos dois lados da imagem.
Representação:
Making Off:
Então foi isso, projeto entregue.
Se tiver alguma sugestão ou crítica podem comentar, desde já agradeço.
Thiago Zillinger,
Designer Gráfico
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