quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Processo da fotografia - "Vida e jogo" ExpoDesign 2013

Olá pessoal, muito tempo sem aparecer por aqui né ? Desculpa. :x
Estou sem tempo algum com muitos projetos pendentes e na correria mas sempre que puder irei dar uma passada por aqui e explicar um pouco do processo de criação dos meus projetos, como exatamente estou fazendo agora, então vamos lá!
Uma das cadeiras que pago na faculdade é a de Fotografia Digital e tivemos como objetivo fazer uma fotografia para um grande evento interno da faculdade sobre Design a ExpoDesign.
O tema deste ano na ExpoDesign é "Jogo e Vida" e tentamos não passar na fotografia algo muito abstrato e que fosse difícil de entender a ideia, então representamos uma pessoa se afogando nos jogos e tentando tomar controle da sua vida, como tema/titulo da imagem colocamos Get Control - Não perca o Controle.
O resultado do meu grupo e disso tudo você verá a seguir.

O Processo da Iluminação

Foto 1:


Nesta primeira foto encontramos várias falhas na iluminação por conter apenas um softbox posicionado pela direita da imagem e nas posições dos objetos e no braço do modelo.
Outro erro que está evidente é o fundo que está aparecendo e essa não era a nossa intenção.

Foto 2:


Na nossa segunda foto conseguimos posicionar a câmera de forma correta (com zoom) e mudamos a iluminação posicionando o softbox corretamente e colocando um bloqueador para melhor efeito no background, mas não ficou boa a iluminação no braço do modelo.

Foto 3:


Buscando melhorar a iluminação no braço do modelo e dos jogos, adicionamos e posicionamos uma luz direta com um cone no lado esquerdo da imagem.
Porém o resultado não foi satisfatório. O background ficou claro e a posição da câmera não ficou boa.

Foto 4:


Nesta nossa ultima fotografia percebemos que conseguimos um grande avanço da primeira foto até esta, conseguimos o nosso objetivo acrescentando refletores de luz ao lado do Softbox e logo a baixo da luz direta, para dar uma iluminação adequada.

Com esta fotografia levamos para a edição e que resultou no trabalho final:


Conceito:

A ideia da imagem é representar uma pessoa viciada em games tentando retomar o controle de sua vida, expressa o desejo de liberdade e mudança e uma nova perspectiva de mundo, quando o individuo passa a viver a realidade. 

Objetos de cena:  
  • ·         Mesa forrada com lona preta
  • ·         DVDs de jogos
  • ·         2 Joysticks (controles)
  • ·         Modelo (braço)


Iluminação:


  • ·         Uso de dois refletores nas laterais e de um Softbox no refletor da direita para suavização da luz.
  • ·         Uso de um cone no refletor da esquerda para restringir a luz em direção ao plano de foco desejado.
  • ·         Rebatedor posicionado atrás do refletor da esquerda para bloquear a passagem da luz e escurecer o fundo da foto.
  • ·         Isopor posicionado do lado esquerdo e direito para rebater a luz do refletor com o Softbox e da luz direta para criar um equilíbrio da luz nos dois lados da imagem.

Representação:


Making Off:








Então foi isso, projeto entregue.
Se tiver alguma sugestão ou crítica podem comentar, desde já agradeço.

Thiago Zillinger,
Designer Gráfico







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