domingo, 6 de outubro de 2013

O que é webfonts e as desktop fonts ?

Pode parecer uma questão de pormenor, mas as fontes de desktop não podem ser usadas nos projetos web. Neste artigo vamos explicar as implicações e procedimentos para que possamos ter, sem problemas, os tipos de letra mais apropriados nos nossos trabalhos.



Por fontes de desktop (desktop fonts) entendemos aquelas que estão associadas ou licenciadas para programas de design ou de processamento de texto. Localizam-se na pasta Fonts do nosso computador. Já as webfonts têm de estar especificamente licenciadas para o meio online. Por isso, mesmo que tenhamos fontes de desktop, não as podemos aplicar em projectos web. É verdade que existem ferramentas que permitem converter uma fonte desktop em  web. No entanto, não é uma opção a seguir pelos problemas de direitos de autor que podem entretanto surgir.

Que implicações tem isto no nosso trabalho? Nas propostas de projectos web só se pode utilizar fontes proprietárias, isto é, com licença para utilização web. Depois, os programadores precisam de ter acesso às webfonts em quatro formatos (TrueType file, WOFF file, EOT file e SVG file), de forma a que sejam compatíveis com os vários tipos de browsers que vão suportar os nossos projectos (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome, Opera, iOs…).
Há ainda o caso de marcas que são proprietárias das fontes que constituem o seu logotipo. É curioso ver que, muitas vezes, estas marcas optam, no meio digital, por colocar as fontes apenas em imagens e não em textos normais. Isto acontece para que a fonte da marca não fique disponível para outros usos, uma vez que, através do browser, consegue-se aceder ao código que permite fazer o download dessa mesma fonte. Pode ver este exemplo da Esteé Lauder, que é a proprietária da fonte Palatino Linotype que compõe no seu logotipo, mas que no texto do seu site opta por fontes de sistema (Lucida Grande e Arial). Nesta, como em outras áreas do nosso trabalho, a precaução é boa conselheira.


0 comentários:

Postar um comentário