sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Criança, a alma do negócio ? Não!


Olá, venho com este texto passar um pouco do que eu penso sobre a publicidade direta para a criança. A partir de um vídeo visto em sala de aula venho publicar o que acho sobre tal assunto e o texto será baseado no vídeo que vocês também poderão assistir no final do post.

    Meu nome é Thiago, tenho 21 anos e nas férias passada estava passeando com meu irmão de 10 anos no shopping quando ele pede pra mim um boneco que estava na vitrine da loja de brinquedos e olhando para o boneco vi que ele tinha quatro idênticos a ele, perguntei:
-Você já tem 4 desse boneco, porque ter mais um ?
E ele responde:
-Os que eu tenho não têm a roupa de mergulhador.
Minha mãe atendeu ao pedido e comprou o brinquedo, pois ele jogou mil razões para ter o novo boneco.
Ou seja, os bonecos são idênticos a única coisa que mudava era a roupa do personagem, mas tudo da mesma coisa, ele só queria o novo boneco pois viu na TV, passado este fato fui pensar mais sobre o que tinha acontecido e cheguei a conclusão que a mídia influencia muito as pessoas e principalmente as crianças.
Na Faculdade pago uma cadeira de Publicidade e Propaganda e tivemos uma aula que abordava justamente este assunto em um vídeo muito bom que foi passado em sala concluir os meus pensamentos e com isso irei explicar um pouco do que eu acho sobre esta "mídia manipuladora".

A criança sendo precoce fica sendo um consumidor mais cedo pois bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma criança.
Hoje em dia existem muitos comerciais, ou melhor, dizendo a maioria dos comerciais de TV são direcionadas para a criança, os publicitários estão usando as crianças para comprar os pais, ou seja, se a criança não tem tal brinquedo ou tal sapato ou celular ela não será aceita pelos coleguinhas na escola ou em um grupo qualquer de crianças que tem o mesmo produto.
A mídia hoje é o primeiro fator de criação dos nossos valores e porque não dizer do nosso caráter, não é mais a família, igreja, escola ou amigos e sim a mídia. A publicidade/propaganda não pensa muito nas conseqüências futuras psicológicas da criança e sim na venda e mais venda e particularmente acho isso uma covardia.

   Até hoje vi uma propaganda de suco “Kapo” com várias crianças felizes tomando o suco e falando que é rico em vitaminas e sais minerais onde na verdade não é rico em nada, onde está o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação publicitária) para ver o que tem que ser divulgado ou não?, mas é mesmo que nada pois na época da ditadura foi criado um tribunal por militares para julgar os próprios militares e com isso eles foram privilegiados, assim como a CONAR faz, se uma peça publicitária for decidida que é para sair do ar ela já teria terminado a campanha e não iria fazer diferença alguma para a empresa pois já tinha vinculado o que tinha que vincular.
Se aqui no Brasil a criança é considerada incapaz de comprar algo, porque existe publicidade induzindo a criança a comprar?

   O principal motivo dessa mudança no comportamento infantil não é nem a publicidade e as propagandas e sim os pais, por não educarem os seus filhos como realmente tem que ser, hoje em dia os pais educam os seus filhos pelo o que ver na TV ou nas novelas e acham que isso é o certo e depois reclamam do filho que está gastando muito ou má educado com eles mesmo, os pais.
  O mercado  infantil no Brasil, movimenta hoje 130 Bilhões de reais ao ano e eles não vão para esse lucro para educar o seu filho ou pensar na infância deles.
Pela educação familiar que as crianças estão recebendo hoje eles não querem mais os brinquedos para brincar e sim para consumir e dizer aos amigos que tem, apenas isso.
A criança Brasileira é a que mais assiste televisão no mundo e em uma pesquisa rápida que fiz na internet, cerca de 35% das pessoas que grávidas precocemente a partir dos 13 anos, assistiam ou assistem novelas.
O numero de jovens que tem a primeira relação sexual aos 15 anos aumentou de 11% para 32%. Fonte: O Globo”.
Hoje a infância está sendo moldada pela "mídia manipuladora", fui da geração de 90 e digo tristemente que a minha geração foi a ultima a ter infância.
   Venho salientar que não são todas as publicidades e propagandas que usam e abusam das crianças existem comerciais que vendem o seu produto infantil mas sem prejudicar a infância dos pequenos mas lembrem.. "O fim da infância é o fim do nosso futuro".



0 comentários:

Postar um comentário