sábado, 29 de junho de 2013

Capa da revista Época

Olá, hoje estou postando o meu conceito sobre um trabalho de faculdade que fiz para a cadeira HTA - História da Arte.
A atividade tinha como instrução elaborar um uma nova identidade visual para a capa da revista "Época" edição de setembro de 2012 com base nos conhecimentos construídos e acumulados na sala de aula.

O trabalho deveria ser entregue em papel A4 coche (fosco ou brilhante).

O Layout da capa poderia ser modificado, mas todas as informações da capa original deveria ser preservadas.

Original (Setembro - 2012)

Na minha humilde opinião, esta capa ficou muito a desejar por estar pobre em informação visual e o editor ou designer querer levar a matéria por ser um filósofo pop o centro das atenções e com isso colocar algo relacionado a arte pop que é a lata de sopa de "Andy Warhol" com uma edição com alguns filósofos dentro dela.
E o Background vou nem comentar nada. (nada contra, mas..)
shaushuahsuahsuahush

Editada (trabalho entregue)

Então esse foi o jeito que achei mais adequado para a capa da revista, deveria estender mais o background no topo mas acho que ficou legal assim e como o designer da revista original eu também usei algumas artimanhas da pop art como o balão pop e os círculos atrás do pensador.
O pensador eu coloquei porque é um dos símbolos da filosofia quando as pessoas falam em filosofia já imaginam essa obra ou visse e versa.
E vocês o que acharam ? deveria mudar mais alguma coisa ? Onde vocês acham que eu errei ? Eu errei ?
Só sei que deu para passar na cadeira com este projeto e fiquei feliz com ele.
Graças a Deus!

Curiosidade: Fiz este projeto completo com ideia e elaboração da capa em um período de 2 horas, aproximadamente.
Demorei ou fui rápido ? Deixe seu comentário.


Agradeço a visita,
Thiago Zillinger - Designer Gráfico

4 comentários:

Anônimo disse...

Na capa, geralmente, para informações mais impactantes, como "filosofia para tofos nós", usa-se letras maiúsculas, para melhor impacto visual. Além disto, o fato do uso da fonte Arial (ou muito similar), poderia ter escolhido uma fonte melhor. Não esquecendo que a fonte está visivelmente "esmagada" nas laterias, deveria ter diminuído ou aumentado na proporção.

Sem mais,

Atenciosamente,

Thiago Zillinger (Fandangos) disse...

Olá, agradeço muito a sua critica e você está certo(ª) realmente peuei nesses pontos e não tinha percebido, pode ter certeza que quando tiver outro projeto parecido irei rever onde errei e corrigi-los.
Mais uma vez muito obrigado, com o Blog posso ver pessoas que querem ajudar como você.

Se tiver mais alguma coisa pode comentar.
Agradeço.

Pedro O. disse...

Algumas considerações:

1. O balão dá um tom 'cartoon' na capa. Se isso não for proposital e ter alguma relevância para o tema é desnecessário e compromete visualmente tua peça;
2. O BG tá muito legal, trás um conceito pop-art, tornando-se pertinente.
3. Apesar disso, esse BG atrapalha a visibilidade do texto de capa, que -na pior das hipóteses- deveria ser colocada num box para facilitar a legibilidade dessa fonte.
4. Aliás, ratifico a questão da fonte. Deve ser uma escolha consciente, que condiga com que está sendo passado com a imagética do layout.
5. Esse detalhe azul não influência de forma positiva na peça: é mais um elemento que se soma ao conjunto que tu propuseste. Carregando ainda mais a imagem, e desvalorizando a figura central.
6. A Figura do pensador na capa é interessante, mas muito óbvia. Pensar diferente é fazer capa diferentes, e quando se fala de uma revista de conteúdo semanal quase tudo pode ser tornar clichê.
7. O texto que acompanha o balão é, também, irrelevante do jeito que foi colocado. Observe sempre a hierarquia da informação!

No mais, eu sugiro que visite o site da Época, veja como eles fazem o material gráfico dele (como referência) e de outras revistas do tipo, como a Veja e a Istoé.
E também de outras de maior volume, como a 60 minutes.

E, sobre a capa(original): a ideia passada por ela, apesar de sua simplicidade, é inovadora e relevante.

Observar, absorver e praticar. Por aí :)

Abraço!

Eduardo Roxius disse...

Cito aqui o comentário já presente no post do seu blog:

"E, sobre a capa(original): a ideia passada por ela, apesar de sua simplicidade, é inovadora e relevante."

Creio que tudo o que já teria de ser dito, já foi e você está ciente...
Além disso, vi que você não se contentou com, por exemplo o background da capa e talvez tenha achado que a lata de sopa não foi tão explícita em mostrar o apelo "pop"... Se for este o caso, atente à sutileza deste e de outros projetos ao passar a mensagem.

A sutileza esta presente nos mais inteligentes e geniais projetos, seja uma obra de arte ou uma peça publicitária. Se, por exemplo, a famosa lata foi colocada lá pelo designer é porque ele tem conhecimento que aquilo vai atingir o público alvo (neste caso, pessoas com um nível intelectual vão reconhecê-la assim que baterem o olho).
É por isso, eu acredito, que tantas coisas aparentemente simples são supervalorizadas.

Um abraço e sucesso.

Postar um comentário